31 de janeiro de 2011

Um Tabu

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola". (Albert Einstein)

Engraçado, acredito que hoje em dia a sociedade está tão promiscua por essa razão.
Fico pensando porque nas casas de cristãos falar sobre sexo é um tabu, falar, ver filme, ou clipe, ou qualquer coisa que envolva isso é declarado um estado de alerta dos pais.

Talvez se desde pequeno tivéssemos uma educação sexual tantos jovens cristãos não se desviariam ao descobrir que ele existe. Não há uma relação dos pais com os filhos sobre isso, se eles vêem um filho falando de sexo, ou vendo algo que envolva isso é motivo para broncas, mas ninguém nunca conversa com o filho a respeito não importa a idade.
Não só referente a isso, mas há tantas outras coisas, vemos jovens se perdendo porque não sabem quem são, porque ninguém nunca os instruiu, mas só havia broncas e palavras que não faziam sentido algum. 

Porque tudo isso? Nós é que deveríamos instruir os nossos filhos ainda mais, conversar sobre tudo, eu acredito que antes de sermos pais devemos ser amigos, porque se você não fala com seu filho a respeito e foge disso o que vai acontecer é ele descobrir sozinho e talvez até da forma errada e ai os pais vão se lamentar, mas na verdade a culpa foi deles. 
Porque tem que ser um tabu falar sobre isso? Acredito que nós cristãos devemos guiar nossos filhos, sermos amigos, mas não é isso que vejo, tudo que eu vejo é uma ditadura. O livro da Joyce que estou lendo fala uma frase que me chamou a atenção: quando seu filho é criança você deve ensinar tudo que pode, e a partir da juventude Deus cuidará e ensinara ele, mas a sua parte já foi feita. E é a verdade, vemos pais querendo controlar seus filhos, mas nunca lhes ensinaram o que precisavam ensinar realmente para eles poderem sobreviver a sociedade de hoje.

Talvez se houve uma melhor instrução tantos jovens no mundo não teriam se desviado de Deus, não teriam desistido. A verdade é que isso só tem matado os jovens e o pior de tudo é que os pais nem percebem, e se percebem escolhem não mudar, acham que a ditadura é a melhor opção, mas esquecem que os filhos um dia crescem e aprendem a fazer as suas escolhas sozinhos, e o pior, sem qualquer entendimento ou principio sobre o assunto. Por isso sou a favor de uma mente mais aberta, de um reconhecimento maior dos pais, de uma conversa mais franca, para que todo esse Tabu?
Talvez se desde de pequeno os filhos fossem orientados na juventude não se desviaram e saberiam quem eles querem ser, saberiam quais os seus princípios, mas os pais, infelizmente, ainda preferem deixar que a sociedade os ensine sobre sexo, sobre o que querem ser, sobre o que ouvir, sobre como fazer a coisa certa e ai muitas vezes são criados monstros ao invés de jovens e ai os pais lamentam.

Eu quero ser uma mãe assim, mais amiga do que mãe. Porque no final das contas quem seus filhos vão ouvir mais? Você ou os amigos?

Precisamos aprender a ser mais flexíveis a deixar que certas conversas sejam um tabu, deixar os filhos ouvirem suas musicas, verem seus filmes, mas sabendo que você ensinou tudo que precisava e que agora a escolha é deles e que os princípios certos estão lá porque você o ensinou a ser quem é. 

"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola". (Albert Einstein)