11 de agosto de 2009

Marthin Luther King.

Marthin Luther King.

O que mais me fascina na historia de Marthin Luther King não é o quanto ele lutou por sua causa, mas sim os seus momentos de fraqueza, os seus momentos em que ele se colocou como homem limitado diante da situação. Nas vezes em que ele simplesmente se ajoelhou e orou e pensou que não conseguiria fazer aquilo:

“E sentei-me à mesa, pensando naquela menina e no fato de que ela poderia ser tirada de mim a qualquer momento. Comecei a pensar na esposa dedicada, devotada e leal que estava ali, dormindo... E conclui que não poderia suportar mais aquilo. Eu era fraco... Percebi então que a religião precisava tornar-se algo real para mim e que eu precisava conhecer Deus por mim mesmo. Curvei-me em oração diante daquela xícara de café. Nunca vou esquecer... Fiz uma oração e orei em voz alta aquela noite. Eu disse: ‘Senhor, estou aqui tentando fazer o que é certo. Penso que estou certo. Penso que a causa que representamos é certa. Mas, Senhor, preciso confessar que me sinto fraco agora. Estou vacilando. Estou perdendo a coragem’. (...)

E pareceu-me que, naquele momento, pude ouvir uma voz dentro de mim, dizendo: ‘Martin Luther, levante-se um nome da retidão. Levante-se mundo’. Ouvi a voz de Jesus dizendo calmamente que eu deveria continuar lutando. Ele prometeu que jamais me deixaria nunca me abandonaria. Eu nunca estaria só. Nunca estaria sozinho. Ele prometeu nunca deixar-me, nunca deixar-me sozinho.” [Martin Luther King]

O que me instiga a prosseguir em minha luta é a história de Martin que apesar de sofrer tudo quanto sofreu e mesmo tendo todos os seus momentos de fraquezas ele não desistiu de lutar pela justiça, não desistiu de levantar a sua voz. Sem violência e sem guerras ele apenas não se conformou com a injustiça e lutou como um homem limitado, mas o que fez a diferença na vida dele foi que ele tinha um fator que hoje em dia nos falta muito: A Fé.

Ele teve fé, força e coragem, mesmo nas vezes em que essas pareciam que não existiam mais, mas ele se propôs em seguir em frente mesmo com todas as ameaças ele prosseguiu porque sabia que Deus estava com ele, ele sentiu na pele o Emmanuel Deus Conosco. Tudo o que vemos hoje nos Estados Unidos é um pequeno, mas significativo reflexo do que Martin lutou:

“Alguém que quebra uma lei injusta deve fazê-lo de maneira aberta, amorosa e com disposição para aceitar as conseqüências”

O que quero propor a você através disso é que se Martin Luther King sendo limitado como nós mudou toda a historia de um país, por mais que o reflexo de sua luta demorou anos para acontecer, imagina o que nós poderemos fazer se nos levantarmos em favor da justiça quantas vidas não poderíamos transformar se levantássemos nossa voz. Poderíamos transformar nossas igrejas, nossas famílias, nosso bairro, nossa rua, nossos vizinhos, nosso trabalho... Eu te encorajo a ter a fé de Marthin Luther King e levantar sua voz a favor da justiça de um Deus vivo. O Deus que transformou um país e que se deixar Ele nos usar será capaz de transformar um mundo. Não O mundo em si, mas o mundo de uma pessoa que seja, mas se a justiça de Deus instalada em nós for capaz de fazer isso já valerá por todo um país, diga não a violência e sim para a justiça e paz de Deus.

Permita-me dizer que, se vocês estão cansados de protestos, eu estou cansado de protestar. Estou cansado da ameaça de morte. Quero viver. Não quero ser um mártir. E há momentos em que penso se vou conseguir escapar. Estou cansado de apanhar, cansado de receber golpes, cansado de ir para a cadeia. Mas o importante não é que o quanto eu estou cansado; a coisa mais importante é nos livrarmos da condição que nos leva a marchar.

Senhores, vocês sabem que não temos muita coisa. Não temos dinheiro suficiente. Realmente não temos muito estudo e não temos poder político. Temos apenas nossos corpos, e vocês estão pedindo que abdiquemos da única coisa que possuímos quando dizem: ‘Não Marchem’”.

Martin Luther King foi apenas uma caneta nas mãos de Deus e você também quer ser?

“Um profeta também nos lembra que nenhum fracasso, nenhum sofrimento, nenhum desalento é definitivo para o Deus que se levanta nas sombras, olhando por aqueles que são seus”. [Philip Yancey]

“Como qualquer pessoa, desejo uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Quero apenas fazer a vontade de Deus. E ele me permitiu que eu subisse ao monte. Olhei lá de cima e pude contemplar a Terra Prometida. Pode ser que não entre lá com você, mas quero que você saiba está noite que, como povo, nós entraremos na Terra Prometida. É por isso que estou feliz esta noite. Não estou preocupado com nada, Não temo homem algum. Meus olhos viram a glória do Senhor que vem.” [Extraído da ultima fala de King, na cidade de Memphis, na noite anterior a seu assassinato]