26 de junho de 2010

O poder da música no cerebro!

Nós nem imaginamos o que o poder da música, uma boa musica, pode nos causar, veja só essa reportagem da Menhealth's

Para pegar no sono: Você tem dificuldae para dormir? Depois desta, nunca mais. "As músicas suaves tem menos variações, o que estimula o sono, explicao professor João Gabriel Marques Fonseca. " A repetitividade e a falta de contraste na intensidade das melodias mais leves evocam respostas motoras diferentes daquelas produzidas por músicas de intensidade maior, como o samba, cujo intuito é animar e excitar", completa.

Para Desacelerar: Pode não ter sido um dia de intensa atividade intelectual, mas baixar a bola e desaquecer após o treino é um importante periodo de reflexão - ajuda até a lembrar das tarefas do dia seguinte. Uma pesquisa da Universidade de Tsukuba (japão) descobriu que ouvir Mozart reduz a pressão sanguinea e aumenta a liberação de dopamina np cerebro, o que estimula a serenidade e a clareza mental.

Quando o nivel de estresse estiver lá em cima: Um estudo feito com mil jovens ingleses, com QI acima da média, mostrou que o Heavy Metal ajuda a lidar com o estresse. Segundo os especialistas, pessoas superdotadas usam a musica para expurgar a negatividade.

Para relaxar: Escolha bem o disco para fechar com chave de ouro um dia ruim e estressante. "A canção é um genero que reside entre a musica e a poesia. Esse estilo musicas nos leva a reflexão, ao autoconhecimento e evoca o componente de memoria, que altera o cerebro e nos emociona", explica o professor de neurofisiologia da musica Joao Gabriel Marques Fonseca, da UFMG.

Para ler ou revisar um texto: Diante de letras miudas? Puxe o menu "classicos" do seu Ipod. Em um estudo da Universidade de Washington (EUA), pessoas que ouviam musica classica por 30 min enquanto editavam um manuscrito aumentaram a precisão em 21%.

Para cumprir um prazo: Tranforme um trabalho chato em uma odisseia de funk-rock e voc
ê vai termina-lo mais rapidamente. Psicologos da Universidade Glasgow Caledonian (Escocia) descobriram que musicas com base de guitarramelhoram a concentração e reforçam a memoria.